Espada suculenta, sera ?

 

Terça feira estive na Prefeitura de Mamoudzou, capital de Mayotte. Como sempre fiquei surpreso que ninguém se comunica em francês na entrada. eles falam em shimaoré e quem não entende que se lenha. Para ser honesto tenho que admitir que quando vê alguém que manifestadamente tem a cor branca eles fazem o esforço para se comunicar em francês com a dita cuja ou o dito cujo, mas isso é apenas uma exceção. Não ligo. A primeira vez fui otario e me lenhei, tive que esperar uma multidão passar na minha frente por que nao entendia quem tinha que avançar e quem não. Aqui terceira idade não tem vez, nem mulher gravida na fila, quem vence é o mais esperto e veja la !

Mas isso não é o que quero conversar com vocês.

Quero conversar sobre espada de São Jorge ! Nome culto cientifico : Sansevieria trifasciata : da classe dos Equisetopsidas e da ordem das Asparagales. Planta nativa da Africa !

Essa planta é do tipo planta suculenta.? Esse tipo tem muitas especies como essas ai do gênero Kalanchoe  . Virou planta chique e santa hà decadas a ponto de ter artigos na revista Casa e Jardim.  Se fala até na revista que foi Burle Marx que trouxe nos lares chiques do Brasil. Casa Vogue  até que explica mais ou menos o que é uma planta suculenta. Frisa que é uma planta que retém agua em alguma parte do seu corpo. Pode então sobreviver muito tempo sem agua como mandacaru, kalanchoe, e claro a santa suculenta espada de São Jorge.

Em outras palavras espada de São Jorge não da trabalho nenhum para regar. um golinho ai, um golinho la, Dificil matar uma planta dessa de sede ! Dificil até de erradicar. Nao tem praga pior ! quando coloniza um local com seus rizomos  é uma infestação so. Isso ninguém fala ! Claro quando fica quieto e solteirinho num pote de plastico ou de barro não  agride a ninguém ! Mas não confie colocar solto no seu jardim porque vai acabar com tudo  ! Suculento vem do latim suculentus, que quer dizer cheio de suco. Aqui na França a gente chama também « plante grasse », planta gordurosa, o que tem nada a ver.

A revista DECO.FR fala que a espada de São Jorge que foi top model nos anos 70 tinha virado démodée, coitada, out of fashion, nada trendy, que nem as calças boca o sino (que alias a gente chamava em francês pattes d’éléphant). So que agora voltou com tudo graças à sua prima Sansevieria cylindrica. Essa lança de Ogum se comercializa agora muito na França com varias apelaçoes : épée africaine, (espada africana), corne de sagesse (corno de sabedoria), orchidée épée (orquidea espada, embora tenha nada a ver no departamento orquidea) e sansevière cylindrique. Mergulham até as pontas na pintura pra tornar mais chique. Veja ! E claro não é nada barato ! Mas é bem mais barato do que orquideas !

 

Claro uma planta que permanece sempre verde, cresce firme, não tem enemigos naturais, bebe pouco, precisa de pouca luz, não tem manutenção, não da praga, quem não quer ! E ainda filtra o ar, né ! E ainda afasta o Cão, né ! Da um chute no mau olho, mata a inveja ! Vai querer mais o quê ! E ainda mais, cerise sur le gâteau, recomendada por Burle Marx ! Oh my gosh ! La crème de la crème ! Agora virou tendance, design sobretudo entre os jovens

Mas cuidado não coma essa suculenta perversa, nada de fazer maniçoba de espada de Ogum, Deus é mais ! Não faça suco com as folhas, não ingera em hipotese alguma. A menos que queira cometer suicidio ritual em sua sogra, né ! Não é por acaso que o bicho é também chamado lingua de sogra !

Tem gente que faz banhos de proteção com as folhas. Bom, é saber dosar se quiser descarregar e abrir caminhos ! Veja como  abaixo:

 

Salve São Jorge de Capadocia ! Salvem os orixas, salvem os santos , salvem os espiritos ! De toda maneira procure afastar a planta de crianças e animais domesticos. Imagine o que aconteceria caso seu netinho ou seu filho ou seu macaquinho de estimação beliscasse numa espada dessa danada. Seria nada suculento, concorde ! Por isso falo, espada suculenta, depende pra quem !

Aqui em Mayotte, no Oceano Indico fiquei surpreso de ver a tal planta dentro da maldita prefeitura em lugar de alto destaque. Tinha um monte no saguão. Nao tirei a foto porque tinha um monte de gente na frente mas vou tirar proxima vez que vou la, daqui a duas semanas para recuperar meu passaporte novo ! Prometido !

Ai comecei a olhar cuidadosamente pelas ruas da cidade e claramente em frente das casas mais velhas mais tradicionais sempre tem essas espadas de São Jorge. Num pais muçulmano !

Na Bahia sei que essa planta protege muitos lares e me dei conta ha vinte anos atras na Guadeloupe que tem as mesmas funções de proteção. So que acredito que na Guadeloupe todo mundo ja se esqueceu da relação entre a planta e os espiritos.

No Brasil espada de São Jorge (Saint George’s sword, viper’s bowstring hemp ou snake plant) também se faz chamar de espada de Ogum quando as bordas estiverem verde escuro ou até espada de Oxossi. Quando tiverem bordas brancas ou amarelas passam a serem chamadas de espadas de Santa Barbara, espadas de Iansã e tem até quem chamam espadas de Santa Rita. Mas também ha quem chama lingua e sogra ou rabo de lagarto (mother-in-law’s tongue)

Na França se chama langue de belle-mère (lingua de sogra) ou sansevière.

Também tem outra  sansevieira que se chama Sansevieria Hiacynthoides que se parece muito com a outra Sansevieiria trifasciata com a diferença que tem vermelho nas bordas. No Caribe chamamos essa variedade de  African bowstring hemp mas cada ilha tem sua maneira propria de chamar.

Na minha ilha Guadeloupe chamamos karata ou langue à chat (lingua de gato) ou zorey a bouket (orelha de jumentinho) ou sandragon simityé !

Na Republica Dominicana se chama também Espada de Santa Elena, Espada de Santa Teresa, Hoja de Santa Elena,

Em Haiti se chama oreilles d’âne, zorey a bourik, safran e na ilha e Sainte-Lucie se chama lang belmè.

No Mozambique na Africa se chama tckwenga

 

Ai temos que lembrar que apesar do pais ser muçulmano tem vertentes animistas, tipo candomblé que existem aqui. O rito ngoma é um eles que é um rito bantu, os espiritos patros e o rito rumbu que é um rito de Madagascar, baseado nos espiritos tromba.

Sansevieria é uma planta purificadora do ar  que absorve benzeno, metanal (formol), tolueno, tricloretileno, xileno, tolueno. Essa planta suculenta se chama também em outras partes do mundo planta serpente, rabo de tigre, faca.

Quer afastar os Eguns (espiritos obsessores) é so colocar espada de São Jorge na entrada o seu lar que ela resolve !

Ja contei em varios artigos muito sobre minha relação com essa planta encontrada aqui no Le cimetière de Manzarisoa entre histoire et infini, também em relaçao à Guadeloupe

Realmente é planta para jardinheiro ou decorador preguiçoso ! Tudo bem é uma planta grafica, linda, resistante, santa, suculenta mas planta suculenta realmente suculenta ja tenho :  a palma forrageira (raquete) (Opunta cochenillifera) que eu saboreiei num jantar gourmet em Lençois na Chapada Diamantina e que contribui a segurança alimentar no semiarido. Essa planta se come muito no Mexico onde é chamada nopal ! Essa assino em baixo, sim, minha fé é cega que nem uma faca! Gostosa, suculenta, deliciosa, não ha adjetivos suficientes ! Palmas ! Embora tenha pragas : cochenillas. But nobody’s perfect !

Laisser un commentaire

Choisissez une méthode de connexion pour poster votre commentaire:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s